Quando se fala em fazer marketing em uma empresa, nos dias atuais, a primeira coisa é direcionar-se para o marketing digital.
Não é novidade para ninguém que com a importância da internet e das redes sociais na vida das pessoas e no mundo dos negócios, o marketing digital tem sua essencialidade para as empresas.
Entretanto, elas têm esquecido de fazer a estruturação de marketing off-line, que ainda é efetivo e atinge milhões de pessoas também em todo o mundo.
O marketing off-line nada mais é do que a publicidade feita através dos meios tradicionais de comunicação.
Assim, é comum que os empreendedores acreditem que somente com o marketing digital será suficiente para atingir os objetivos comerciais, mas é preciso repensar a utilização essa única estratégia de divulgação e publicidade.
Pensando em auxiliar você sobre esse assunto, resolvi trazer este artigo para falar sobre a importância de uma empresa utilizar os dois tipos de estratégias de marketing.
Se o seu intuito é garantir o seu público-alvo da maneira mais eficaz possível, através de todos os meios de comunicação em que ele estiver presente, então acompanhe este artigo até o final.
Marketing da sua empresa: Digital e Off-line
O que é o marketing digital?
O marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações executadas, por uma empresa ou por um empreendedor, na internet utilizando-se dos principais meios de mídias ou canais digitais.
Atualmente, o marketing digital é considerado como uma das formas mais eficazes de se fazer marketing e atrair clientes para um negócio, seja ele digital ou físico.
Assim, todo tipo de ação ou atividade que utiliza o ambiente online para se fazer marketing, utilizando canais como blogs, mídias sociais e e-mail, é considerada uma estratégia de marketing digital.
Dentre as principais estratégias estão as técnicas de SEO, o e-mail marketing, o Inbound Marketing, os links patrocinados (ou anúncios pagos) e o marketing de conteúdo.
Quais as vantagens de se utilizar o marketing digital?
Não há como negar, como dito anteriormente, que hoje o marketing digital é uma das mais eficazes formas de conseguir novos clientes e gerar mais vendas para um negócio.
Com bilhões de pessoas conectadas na internet, é possível alcançar excelentes resultados com esse tipo de marketing com um excelente custo-benefício.
As principais vantagens de se utilizar o marketing digital são:
· Maior possibilidade de interação com o público-alvo, conseguindo criar um relacionamento duradouro;
· Maior facilidade de se mensurar os resultados e fazer análise sobre o que está dando certo e o que precisa ser corrigido;
· Maior facilidade para direcionar as estratégias para o público-alvo correto, conseguindo um maior retorno sobre o investimento feito;
· Possibilidade de atrair clientes de forma com baixo investimento como no caso das redes sociais.
Agora que você viu o que é o marketing digital e as vantagens de utilizá-lo, está na hora de conhecer mais sobre o marketing off-line.
O que é o marketing off-line?
O marketing off-line, da maneira mais clara e simples possível, é todo aquele que ocorre fora do ambiente online, ou seja, fora da internet.
Você assiste televisão e vê os comerciais? Você observa os outdoors nas ruas? Você recebe ligações de telemarketing das empresas?
Pois é, tudo isso é marketing off-line, o que mostra que ele está mais presente na vida das pessoas do que elas imaginam, sendo então muito eficazes.
Apesar de hoje estar todo mundo conectado na internet, há momentos em que o seu público-alvo não está com um notebook ou de um celular.
Nesses momentos, você precisa ter ações bem executadas de marketing off-line para atingi-los, principalmente para o caso daquelas pessoas que usam menos o ambiente digital o que dependerá muito do seu público.
Assim, ter ações na televisão, no rádio, em outdoors, catálogos, panfletos, nos PDV (ponto de vendas), férias e eventos e mesmo ter o contato com os leads via telemarketing é crucial para atingir o maior número de pessoas possível com o marketing em geral.
Quais as vantagens do marketing off-line?
Visto o que é o marketing off-line, está na hora de conhecer as principais vantagens de se utilizar esse tipo de marketing.
Veja abaixo:
· Maior credibilidade dos chamados meios de comunicação tradicionais, como a TV, o rádio e os jornais impressos, ainda muito consumidos e que possuem mais confiança de uma parte do público;
· Maior possibilidade de alcance do público, visto que não há uma segmentação no marketing off-line, atingindo a todos que utilizam aqueles meios de comunicação;
· Maior possibilidade do contato do cliente com produto pessoalmente, como no caso do marketing em feiras e eventos.
Qual a melhor estratégia: marketing digital ou marketing off-line?
Depois dos conceitos explanados acima, percebe-se como os dois tipos de marketing são importantes e complementares e trazem excelentes resultados, cada um do seu jeito.
Desse modo, o ideal é que você encontre um ponto de equilíbrio, utilizando-se dos dois tipos de estratégia de marketing para alcançar o maior público possível, conseguindo mais clientes e convertendo mais vendas.
Conclusão
Como você viu, a maior parte das empresas está voltada, atualmente, apenas para o marketing digital, negligenciando a importância também do marketing off-line.
Neste texto, você pôde conhecer cada um desses dois tipos de marketing e as vantagens que cada um apresenta, portanto, utilizar ambos é a melhor opção para a sua empresa.
Gostou do artigo de hoje sobre qual a melhor estratégia de marketing?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
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