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Como você faz a formação de preço de seus produtos e serviços?

Saiba da importância da formação de preço para o seu negócio.



Quando se coloca um produto ou um serviço a ser oferecido no mercado, ele possui um valor, de acordo com o que foi utilizado para sua criação, além também de um preço de venda.


É por meio desse preço de venda que você poderá obter o seu lucro, portanto, o processo de formação do preço de um produto ou um serviço é essencial para o sucesso de qualquer negócio.


Existem diversos fatores que são importantes para definir qual o preço de venda do que você irá oferecer no mercado, desse modo, não ter conhecimento sobre esse assunto pode prejudicar muito os seus objetivos financeiros.


Um dos maiores erros das empresas, por exemplo, é quererem formar o preço de venda do produto ou serviço de acordo com o que os concorrentes definem, o que é extremamente perigoso para um empreendimento.


Sendo assim, resolvi trazer este artigo para mostrar a importância da formação de preços para o seu negócio, além também de mostrar como fazê-lo da maneira correta.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar este artigo até o final!


Preços de vendas: Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.


O que é a formação de preços?


A formação de preços ou a precificação de um produto ou de um serviço é, da forma mais simples que se pode explicar, colocar um preço determinado naquilo que se pretende vender.


Entretanto, o simples ato de colocar um preço em um produto, como uma camisa, por exemplo, e vende-la não quer dizer que você precificou-o, pelo menos não no cerne da palavra.


Para precificar, é preciso levar em consideração os custos que você teve para produzir aquele produto ou para realizar aquele serviço.


Além disso, é necessário observar o posicionamento do produto no mercado, e também estudar qual a margem de preço de venda para que seu negócio obtenha lucro.

Um dos maiores erros de quem não precifica corretamente os produtos ou serviços oferecidos é cobrar menos do que o valor dele, ou seja, ter um preço de venda que se não vai causar prejuízos, não irá também proporcionar ganhos.


Importância da formação de preços para seu negócio.


Como visto, a formação de preços é crucial para que um negócio tenha lucratividade, principalmente nos anos iniciais.


Um outro ponto importante, é que a não precificação correta não é prejudicial apenas quando é para menos, ou seja, se não proporcionar lucros.


Quando você coloca preços muito elevados, que estejam muito além da realidade do mercado, há grandes riscos também para o seu negócio, levando-se em conta que os clientes não o verão como uma opção de compra dentre as concorrentes.


Assim, a má formação de preços em produtos ou serviços prejudica a saúde financeira de qualquer empresa, seja em curto ou em longo prazo.


Agora você verá o risco que é tentar precificar seus produtos, por exemplo, baseado nos seus concorrentes e não no posicionamento dele no mercado.

Acompanhe!


Riscos da formação de preços baseado no concorrente.


Uma das estratégias de precificação mais comuns é basear-se pelo preço dos concorrentes, sendo uma das principais utilizadas pelas empresas.


Entretanto, essa não é nem de longe a melhor estratégia para formação de preços de produtos ou serviços, e o que é pior, pode ser muito perigoso para qualquer negócio.

Quando se resolve precificar um produto ou serviço pelos preços de vendas da concorrência, há um grande risco de ter sérios prejuízos financeiros.


Mas por que?


Por um elemento simples que já foi citado aqui neste texto, que é a questão dos custos de produção.


Pode ser que para fazer um produto X, você tenha um custo de R$ 50,00, enquanto seu concorrente tem de R$ 30,00.


Se ele vender por R$ 40,00, já estará tendo um lucro de R$ 10,00 em cima dos custos, ao passo que se você vender o produto por esse mesmo preço, estará tendo um prejuízo de R$ 10,00 em relação ao valor pago na produção.


Viu como é arriscado fazer a formação de preços baseado nos seus concorrentes?

Infelizmente, ainda é grande o número de empresas que cometem esse erro na hora de precificar seus produtos ou serviços, roubando de si mesmas a chance de terem qualquer lucro.


O certo é que você conheça o preço dos seus concorrentes, de modo a saber por quanto eles estão vendendo aquele produto similar, e faça uma análise detalhada de custos internos da sua empresa para chegar em um valor de margem suficiente para obtenção de lucro.


Importância de formar preços baseado no posicionamento do produto ou serviço


A melhor base para se formar o preço de um produto é, primeiramente, estabelecendo um dos métodos de custeio para sua empresa, que pode ser ou o de custo variável ou o de custo por absorção.


O método de custeio variável é um dos mais utilizados pelas empresas no mercado, até porque é simples de fazer e bem objetivo quanto aos resultados.


Este método baseia-se nos custos variáveis (como matérias-primas e insumos, por exemplo), ou seja, aqueles que vão variar dependendo de qual é o volume de produção e das vendas realizadas pela empresa.


Ou seja, é um método variável, irá depender muito de quanto a empresa produz e de quanto do que é produzido consegue ser vendido em um período estabelecido.

Nesse tipo de método, a empresa precisa conhecer, com exatidão, quanto de matéria-prima é utilizada para a produção de uma unidade de produto ou para realizar um serviço.


O outro método de custeio é o de custeio por absorção, que tem o objetivo final de absorver qualquer custo fixo dentro do custo final daquele produto ou serviço a ser vendido aos clientes.


Neste caso, é preciso a empresa saber diferenciar os custos das despesas, pois apenas os primeiros entrarão na composição do valor final do produto ou do serviço, enquanto os segundos ficam de fora.


Estabelecido um desses dois métodos, de acordo com o que a empresa acreditar ser o melhor para a precificação, o outro componente para a formação de preços corretas é observar o posicionamento do produto ou serviço.


O posicionamento do produto ou do serviço é a maneira como o cliente ou potencial cliente o enxerga no mercado, pois isso influencia diretamente na tomada de decisão que ele terá.


Quanto melhor posicionado o seu produto ou serviço tiver, maior poderá ser a margem de lucro obtida em cima dele.


Sem essa noção de posicionamento, você pode tanto cobrar muito por um produto que não está tendo muita projeção para o público-alvo, como pode precifica-lo com um preço baixíssimo e obter prejuízos.


Conclusão


Como você viu, a formação de preços é muito importante para um negócio, pois pode ser a diferença entre conseguir uma alta lucratividade ou ter sérios prejuízos.


Neste texto, além de conhecer mais sobre a precificação e a importância dela para seu empreendimento, você ainda pôde conhecer mais sobre os riscos da formação de preços baseada apenas nos preços dos concorrentes.


Além disso, ainda pôde ver também como o posicionamento do produto ou do serviço é uma das estratégias mais eficazes para se ter lucratividade na formação de preços no mercado.


Gostou do artigo de hoje sobre como a importância da formação de preço para o seu negócio?


Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.


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