Palavra-chave: Valuation
Qual é a importância de fazer um Valuation para o meu negócio? Saiba importância de você saber o valor da sua empresa
Alguma vez você já ouviu falar sobre o Valuation? Se ouviu, sabe para que serve e por que ele é importante para uma empresa?
Se você está por fora desse assunto, então posso afirmar que está ficando para trás no mercado, pois fazer o Valuation permite que se possa traçar melhores planos e estratégias para agir com sua empresa.
Desse modo, este artigo tem o objetivo de explicar o que é o Valution, a importância de se saber o valor da sua empresa e quais os métodos mais conhecidos (e confiáveis) para fazer essa definição.
Acompanhe!
Valuation: Como fazer e por que é importante saber o valor da sua empresa?
O que é o Valuation?
O Valuation, traduzindo para o português, em uma tradução de forma livre e não literal, significa avaliar o valor de uma empresa, ou seja, é um método para determinar o valor dela.
Para chegar no Valuation de uma empresa, não há apenas um único método, mas sim vários que podem ser feitos de acordo com o objetivo e a vontade de cada gestor ou grupo de gestores.
Alguns desses métodos são:
· Fluxo de Caixa Descontado (FDC), o mais comum e o mais utilizado
· Valor Patrimonial
· Múltiplos de Mercado
Mas por que as empresas fazem um Valuation?
Bom, há vários motivos para isso, sendo os mais importantes entender quais são os ativos e os passivos da empresa e as previsões para o futuro, além de entender a valorização em ativos que não são tangíveis.
E qual a importância do Valuation para uma empresa?
Qual a importância de saber o valor da sua empresa?
Qual a importância de saber o valor da sua empresa?
Essa deveria ser uma pergunta básica e óbvia, não é?
Entretanto, muitos empreendedores e/ou gestores ainda apresentam muitas dúvidas sobre a importância do Valuation para suas empresas.
Primeiramente, não é necessário pretender fazer a venda da empresa, abrir o capital dela para as ações ou mesmo fazer a fusão com outra organização para calcular o valor dela.
Esse cálculo pode ser feito simplesmente para que se possa saber como foi o crescimento da sua empresa no último ano ou desde que abriu as portas, bem como compará-la com outras concorrentes no mercado.
Entretanto, se você tem o objetivo de fazer alguma das ações anteriores, como vender uma parte da empresa ou está procurando investidores para ela, saber o valor faz toda a diferença para fazer uma boa negociação.
O fato é que o Valuation pode servir para muitas coisas em uma empresa, inclusive para traçar planos estratégicos para os próximos anos.
Mas como é possível calcular o valor da sua empresa?
Métodos para fazer o Valuation
Existem vários métodos para se fazer o Valuation de uma empresa, sendo os principais o Fluxo de Caixa Descontado (FDC), o Valor Patrimonial e o Múltiplos de Mercado.
Fluxo de Caixa Descontado (FDC)
Esse é método mais utilizado e o mais confiável do mercado para se fazer um Valuation de uma empresa.
Ele é feito com base na geração de caixa que a empresa pode gerar no futuro, retratando um valor mais perto do real para o seu negócio.
O FDC considera diversos fatores para ser feito, como:
· Previsões relativas ao ambiente externo como clientes, fornecedores, concorrência, legislações, situações econômicas e políticas
· Estimativa de crescimento de custos e despesas, e de receitas em um determinado prazo
· Risco do segmento em que sua empresa está inserida (algumas apresentam riscos bem maiores)
· Custo de capital em função do tempo para os investidores, como acionistas
Valor Patrimonial
Nesse método, o cálculo do valor de uma empresa, ou seja, do Valuation, é feito com base em uma avaliação do patrimônio líquido que ela possui.
Para chegar ao patrimônio líquido, basta fazer a diferença dos Ativos e Passivos.
Assim, é preciso que a empresa tenha uma contabilidade com a capacidade de registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
Basicamente, com base no valor do patrimônio líquido define-se o valor da sua empresa.
Múltiplos de Mercado
O último dos principais métodos para fazer um Valuation da sua empresa é o por Múltiplos de Mercado, mas o que isso significa?
Para esse método, você deverá fazer uma análise para comparar o desempenho econômico e financeiro de empresas que sejam similares a sua no mercado.
Ou seja, aquelas que atuam no mesmo segmento que o seu negócio e que tenham, de preferência, o mesmo porte (seja pequeno, médio ou grande).
Os tipos de múltiplos para descrever e calcular o valor de uma empresa são:
Múltiplos de Lucro: Exemplos de Ebitda, de Ebit, de Lucro Líquido ou preço da ação dividido pelo lucro por ação e de fluxo de caixa;
Múltiplos de Valor patrimonial: Baseado no valor de mercado das ações de uma empresa dividido pelo seu valor do patrimônio líquido;
Múltiplos de Faturamento: Principalmente utilizado na venda de pequenas empresas;
Múltiplos Setoriais: Existem múltiplos específicos em alguns setores que poderão ser base para a utilização em empresas dos mesmos segmentos.
É aconselhável a utilização desta metodologia com outras metodologias mais complexas e mais completas, que levam em consideração outras avaliações importantes como exemplo a geração de fluxo de caixa.
O Valuation para diversos atores de uma empresa
Até aqui, você viu o que é um Valuation, a importância dele para sua empresa e os principais métodos utilizados para calculá-lo.
Agora é hora de ver como ele é importante para cada ator de uma empresa, sejam os diretores ou gestores, os empresários ou investidores ou mesmo para partes interessadas.
Assim, a avaliação da empresa permitirá:
Para diretores e gestores
· Utilidade da avaliação de empresas para gestores e investidores na condução dos negócios
· Comparação de performance entre empresas similares.
· Correção de rotas.
· Projeção da variação do valor de uma empresa em projetos de expansão ou retração.
· Controle e monitoramento das estratégias adotadas.
· Planejamento e determinação do pagamento de verbas de desempenho e dividendos.
· Captação de investidores.
· Planejamento patrimonial e Family Offices.
Para empresários e investidores
· Utilidade da avaliação de empresas para empresários, gestores de fundos de private equity e investidores em geral
· Comparação do valor entre empresas similares.
· Enriquecimento de planos de negócios e apresentações aos bancos, private equity, investidores anjo, demais investidores, projetos acadêmicos etc.
· Certificação da viabilidade de investimentos.
· Compra, venda ou transferência de cotas de participação
· Formação de joint ventures, consórcios e demais parcerias.
· Captação de investidores.
· Identificação e validação do GoodWill.
· Dissolução ou alteração da estrutura de sociedades.
Para partes interessadas e Advogados
· Amparo na resolução de conflitos jurídicos.
· Utilidade da avaliação de empresas para advogados e partes interessadas
· Entrada ou saída de cotistas em sociedades
· Dação total ou parcial de empresas em pagamentos de dívidas.
· Partilha de bens.
· Inventários de herança.
· Dissolução ou alteração da estrutura de sociedades.
· Separação conjugal.
· Todos os demais conflitos envolvendo questões societárias
Para Startups
· Potencialize a posição de sua Startup no mercado
· Entenda o valor da sua empresa.
· Tenha fundamentação de valor para negociar com seus possíveis investidores.
· Confirme a viabilidade de seu projeto.
· Avalie a recomposição de cotas da sua startup.
Conclusão
Como você viu, o Valuation é um método que serve para avaliar o preço ou o valor de uma determinada empresa, podendo ser feito de diversas formas.
Saber o valor de uma empresa serve para vários objetivos, como no momento de vende-la, de abrir seu capital no mercado de ações ou de fazer uma fusão com outra organização, por exemplo.
Neste texto, além de aprender sobre o que é um Valuation, você ainda pôde ver qual a importância dele para as empresas e os principais métodos para calcular o valor de um negócio.
Gostou do artigo de hoje sobre qual a importância de fazer um Valuation para um negócio?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.
Kommentare