top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrandesco Soluções para Negócios

Como superar os desafios de uma empresa em crescimento




Uma empresa que está em crescimento pode enfrentar muitos desafios.


Não é fácil ir passando as etapas necessárias para ser uma grande organização no mercado, por isso, muitas acabam fechando as portas ainda nos primeiros anos de funcionamento.


Desde a necessidade de profissionalizar a gestão até a descentralização das atividades das mãos do gestor inicial, são muitos os pontos para que os desafios de uma empresa em crescimento sejam superados.


Pensando nisso, resolvi trazer este artigo falando um pouco sobre quais são esses principais desafios e como é possível superá-los.


Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar este texto até o final!

Desafios de uma empresa em crescimento: Como superá-los?


Principais desafios de uma empresa em crescimento


O crescimento de uma pequena empresa não é fácil e são muitos os obstáculos/desafios que surgem no caminho até o topo.


Aquelas que não estão preparadas para essa situação acabam em dificuldades e até mesmo acabam fechando, então é preciso saber tudo sobre como vencer os maiores desafios nessa caminhada.


Para saber como resolvê-los, é preciso primeiro conhecer cada um deles e entender como podem afetar o crescimento da sua empresa.


Isso é o que você verá agora, detalhadamente, sobre os principais desafios de uma empresa em crescimento.

Profissionalização da gestão


As pequenas empresas brasileiras, em sua grande maioria, são organizações familiares, tendo sido criadas por um patriarca, uma matriarca ou por um grupo de irmãos.


Sendo assim, as gestões dessas empresas não são consideradas como formais, ou seja, é os gestores atuam de maneira informal, ainda mais com a presença de uma parte da família nos negócios.


Por mais que se confie nos laços familiares, nada supera ter uma gestão profissional para fazer a empresa crescer de modo contínuo, com segurança e eficácia, sempre com um planejamento visando o longo prazo.

Definição dos processos da empresa


A gestão de processos é muito importante em uma empresa, ainda mais quando se deseja crescer de verdade e não apenas subsistir no mercado, sendo uma forma de coordenar ou gerenciar como os fluxos de trabalho funcionam.


A falta de uma definição do padrão de processos de uma empresa acaba por fazer com que atividades sejam atrasadas, decisões sejam tomadas de forma precipitada ou equivocada e geram perda de tempo e de dinheiro.


Assim, é extremamente importante que você consiga padronizar os processos da sua empresa, utilizando-se das melhores ferramentas, de modo a promover o crescimento dela com eficácia.

Montagem de uma equipe de profissionais


Um dos maiores desafios de uma empresa em crescimento é, com toda a certeza, a questão humanística ou de mão de obra.


E desafiador encontrar profissionais que realmente sejam qualificados no mercado e que estejam alinhados com o perfil, com os valores e que expectativas de crescimento destes profissionais estejam na mesma perspectiva de crescimento que o negócio poderá oferecer a este profissional.


Fazer eles emergirem na cultura da empresa pode ainda ser mais desafiador até porque precisa de uma gestão profissionalizada que promova uma cultura interna forte e um ambiente propício motivador na organização.


Oferecer uma remuneração adequada, qualificação profissional através da promoção de treinamentos e qualificações constantes e um plano de carreira é a melhor forma de fazer com que a montagem da sua equipe de profissionais seja adequada para seus objetivos de crescimento empresarial.

Descentralização das atividades do empreendedor




O último dos principais desafios de uma empresa em crescimento é o empreendedor entender que ele precisa descentralizar as atividades da organização.


Isso torna-se mais difícil quando se trata, como dito anteriormente, de empresas sem uma gestão profissional, como são muitos dos negócios familiares.


É preciso que as atividades sejam distribuídas e que existam outras pessoas que possam executá-las e tomar decisões, visto que há um ponto em que o próprio empreendedor não é mais capaz de controlar tudo isso sozinho.


O grande ponto central de muitas empresas pequenas que fecham é justamente essa relutância dos empreendedores em “abrir mão” de gerir tudo de forma única.


Com a descentralização das atividades ou da gestão do empreendedor, é possível tomar decisões mais acertadas e em conjunto, tornar certas atividades mais especializadas e aumentar a produtividade da empresa e fazer com que ao longo do tempo o empreendedor tenha condições a dedicar as questões estratégicas dos negócios.

Como superar esses desafios?


Você viu quais são os principais desafios de uma empresa em crescimento e algumas dicas básicas de como eles podem ser enfrentados.


Entretanto, sempre é possível contar com apoio de profissionais externos e consultorias especializadas para superar estes desafios, pois agregará conhecimento, experiência e uma visão externa em relação a organização.


Com uma consultoria, não só ela é capaz de auxiliar na superação de desafios genéricos, mas também construir um caminho que irá em direção da visão que o empreendedor possui para o seu negócio.

Conclusão


Como você viu, uma empresa que está crescendo tem que enfrentar diversos desafios até conseguir se estabelecer no mercado de maneira a conseguir atingir um patamar de sucesso.


Neste texto, você pôde conhecer quais são os principais desafios por quais toda empresa que está em crescimento terá que passar, e uma das alternativas para enfrentar esse momento, que é contanto com auxílio de profissionais externos e consultoria especializada.


Gostou do artigo de hoje sobre como superar os desafios de uma empresa em crescimento?


Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.



5 visualizações0 comentário
bottom of page