top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrandesco Soluções para Negócios

Qual é a importância de fazer um Valuation para o meu negócio?

Palavra-chave: Valuation





Qual é a importância de fazer um Valuation para o meu negócio? Saiba importância de você saber o valor da sua empresa


Alguma vez você já ouviu falar sobre o Valuation? Se ouviu, sabe para que serve e por que ele é importante para uma empresa?


Se você está por fora desse assunto, então posso afirmar que está ficando para trás no mercado, pois fazer o Valuation permite que se possa traçar melhores planos e estratégias para agir com sua empresa.


Desse modo, este artigo tem o objetivo de explicar o que é o Valution, a importância de se saber o valor da sua empresa e quais os métodos mais conhecidos (e confiáveis) para fazer essa definição.


Acompanhe!


Valuation: Como fazer e por que é importante saber o valor da sua empresa?


O que é o Valuation?



O Valuation, traduzindo para o português, em uma tradução de forma livre e não literal, significa avaliar o valor de uma empresa, ou seja, é um método para determinar o valor dela.


Para chegar no Valuation de uma empresa, não há apenas um único método, mas sim vários que podem ser feitos de acordo com o objetivo e a vontade de cada gestor ou grupo de gestores.


Alguns desses métodos são:

· Fluxo de Caixa Descontado (FDC), o mais comum e o mais utilizado


· Valor Patrimonial


· Múltiplos de Mercado

Mas por que as empresas fazem um Valuation?


Bom, há vários motivos para isso, sendo os mais importantes entender quais são os ativos e os passivos da empresa e as previsões para o futuro, além de entender a valorização em ativos que não são tangíveis.


E qual a importância do Valuation para uma empresa?

Qual a importância de saber o valor da sua empresa?


Qual a importância de saber o valor da sua empresa?


Essa deveria ser uma pergunta básica e óbvia, não é?


Entretanto, muitos empreendedores e/ou gestores ainda apresentam muitas dúvidas sobre a importância do Valuation para suas empresas.


Primeiramente, não é necessário pretender fazer a venda da empresa, abrir o capital dela para as ações ou mesmo fazer a fusão com outra organização para calcular o valor dela.


Esse cálculo pode ser feito simplesmente para que se possa saber como foi o crescimento da sua empresa no último ano ou desde que abriu as portas, bem como compará-la com outras concorrentes no mercado.


Entretanto, se você tem o objetivo de fazer alguma das ações anteriores, como vender uma parte da empresa ou está procurando investidores para ela, saber o valor faz toda a diferença para fazer uma boa negociação.


O fato é que o Valuation pode servir para muitas coisas em uma empresa, inclusive para traçar planos estratégicos para os próximos anos.


Mas como é possível calcular o valor da sua empresa?

Métodos para fazer o Valuation


Existem vários métodos para se fazer o Valuation de uma empresa, sendo os principais o Fluxo de Caixa Descontado (FDC), o Valor Patrimonial e o Múltiplos de Mercado.

Fluxo de Caixa Descontado (FDC)

Esse é método mais utilizado e o mais confiável do mercado para se fazer um Valuation de uma empresa.


Ele é feito com base na geração de caixa que a empresa pode gerar no futuro, retratando um valor mais perto do real para o seu negócio.


O FDC considera diversos fatores para ser feito, como:

· Previsões relativas ao ambiente externo como clientes, fornecedores, concorrência, legislações, situações econômicas e políticas


· Estimativa de crescimento de custos e despesas, e de receitas em um determinado prazo


· Risco do segmento em que sua empresa está inserida (algumas apresentam riscos bem maiores)


· Custo de capital em função do tempo para os investidores, como acionistas

Valor Patrimonial


Nesse método, o cálculo do valor de uma empresa, ou seja, do Valuation, é feito com base em uma avaliação do patrimônio líquido que ela possui.


Para chegar ao patrimônio líquido, basta fazer a diferença dos Ativos e Passivos.

Assim, é preciso que a empresa tenha uma contabilidade com a capacidade de registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Basicamente, com base no valor do patrimônio líquido define-se o valor da sua empresa.

Múltiplos de Mercado

O último dos principais métodos para fazer um Valuation da sua empresa é o por Múltiplos de Mercado, mas o que isso significa?


Para esse método, você deverá fazer uma análise para comparar o desempenho econômico e financeiro de empresas que sejam similares a sua no mercado.


Ou seja, aquelas que atuam no mesmo segmento que o seu negócio e que tenham, de preferência, o mesmo porte (seja pequeno, médio ou grande).


Os tipos de múltiplos para descrever e calcular o valor de uma empresa são:


Múltiplos de Lucro: Exemplos de Ebitda, de Ebit, de Lucro Líquido ou preço da ação dividido pelo lucro por ação e de fluxo de caixa;


Múltiplos de Valor patrimonial: Baseado no valor de mercado das ações de uma empresa dividido pelo seu valor do patrimônio líquido;


Múltiplos de Faturamento: Principalmente utilizado na venda de pequenas empresas;


Múltiplos Setoriais: Existem múltiplos específicos em alguns setores que poderão ser base para a utilização em empresas dos mesmos segmentos.


É aconselhável a utilização desta metodologia com outras metodologias mais complexas e mais completas, que levam em consideração outras avaliações importantes como exemplo a geração de fluxo de caixa.

O Valuation para diversos atores de uma empresa


Até aqui, você viu o que é um Valuation, a importância dele para sua empresa e os principais métodos utilizados para calculá-lo.


Agora é hora de ver como ele é importante para cada ator de uma empresa, sejam os diretores ou gestores, os empresários ou investidores ou mesmo para partes interessadas.


Assim, a avaliação da empresa permitirá:

Para diretores e gestores


· Utilidade da avaliação de empresas para gestores e investidores na condução dos negócios


· Comparação de performance entre empresas similares.


· Correção de rotas.


· Projeção da variação do valor de uma empresa em projetos de expansão ou retração.


· Controle e monitoramento das estratégias adotadas.


· Planejamento e determinação do pagamento de verbas de desempenho e dividendos.


· Captação de investidores.


· Planejamento patrimonial e Family Offices.

Para empresários e investidores


· Utilidade da avaliação de empresas para empresários, gestores de fundos de private equity e investidores em geral


· Comparação do valor entre empresas similares.


· Enriquecimento de planos de negócios e apresentações aos bancos, private equity, investidores anjo, demais investidores, projetos acadêmicos etc.


· Certificação da viabilidade de investimentos.


· Compra, venda ou transferência de cotas de participação


· Formação de joint ventures, consórcios e demais parcerias.


· Captação de investidores.


· Identificação e validação do GoodWill.


· Dissolução ou alteração da estrutura de sociedades.

Para partes interessadas e Advogados


· Amparo na resolução de conflitos jurídicos.


· Utilidade da avaliação de empresas para advogados e partes interessadas


· Entrada ou saída de cotistas em sociedades


· Dação total ou parcial de empresas em pagamentos de dívidas.


· Partilha de bens.


· Inventários de herança.


· Dissolução ou alteração da estrutura de sociedades.


· Separação conjugal.


· Todos os demais conflitos envolvendo questões societárias

Para Startups


· Potencialize a posição de sua Startup no mercado


· Entenda o valor da sua empresa.


· Tenha fundamentação de valor para negociar com seus possíveis investidores.


· Confirme a viabilidade de seu projeto.


· Avalie a recomposição de cotas da sua startup.


Conclusão


Como você viu, o Valuation é um método que serve para avaliar o preço ou o valor de uma determinada empresa, podendo ser feito de diversas formas.


Saber o valor de uma empresa serve para vários objetivos, como no momento de vende-la, de abrir seu capital no mercado de ações ou de fazer uma fusão com outra organização, por exemplo.


Neste texto, além de aprender sobre o que é um Valuation, você ainda pôde ver qual a importância dele para as empresas e os principais métodos para calcular o valor de um negócio.


Gostou do artigo de hoje sobre qual a importância de fazer um Valuation para um negócio?


Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.


3 visualizações0 comentário
bottom of page