top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrandesco Soluções para Negócios

Seu negócio possui um planejamento de longo prazo?



A importância do planejamento estratégico para seu negócio.


Uma empresa que deseja crescer e tornar-se competitiva no mercado precisa ter uma visão de longo prazo, ou seja, necessita dar um passo agora e pensar lá na frente, no futuro.


A maioria das organizações atuais foca somente no curto prazo, procurando por resultados pontuais que as motivem ou as iludam inconscientemente de que está tudo bem.


Portanto, elas deixam a visão de longo prazo totalmente de lado, esquecendo de planejar o seu futuro no mercado, o que poderá trazer as consequências em relação a sua competitividade no longo prazo.


O que um empreendedor deseja que sua empresa seja daqui há 5 ou há 10 anos irá depender do planejamento estratégico de agora, que irá promover ações, ano após ano, para que a organização atinja aqueles objetivos no longo prazo e a visão estabelecida.


Assim, dá para perceber a importância de um planejamento estratégico de longo prazo para o seu negócio?


Caso você queira saber mais sobre o porquê de ser importante possuir um planejamento de longo prazo para sua empresa, continue acompanhando este artigo até o fim.


Boa leitura!

Planejamento estratégico de longo prazo: Saiba qual a importância


O que é um planejamento estratégico?


O planejamento estratégico, dentro do mundo dos negócios, é um dos conceitos mais utilizados, até mesmo por conta da sua enorme importância para qualquer empreendimento.


Planejar algo significa elaborar ou criar um plano para que seja possível chegar até um determinado objetivo, como ser a empresa líder do seu segmento em inovação, por exemplo.


Já a estratégia é planejar a forma de alocar os recursos para atingir o objetivo, de modo que o planejamento seja organizado de forma a proporcionar maiores possibilidades de os objetivos serem concluídos.


Assim, um planejamento estratégico é quando uma empresa pensa e elabora uma estratégia de uma forma organizada, com um objetivo final que será alcançado se o plano for seguido fielmente.


Em palavras gerais, pode-se dizer que o planejamento estratégico é o empreendedor planejar onde pretende ou deseja que sua empresa esteja daqui há 5, 10 ou 15 anos.


Com um bom planejamento estratégico, pensando a longo prazo, é possível alcançar excelentes resultados, pois sabendo aonde ir, é muito mais fácil conseguir chegar onde se deseja.


Porém no cotidiano a maioria das empresas foca apenas no curto prazo, colocando metas operacionais que são rapidamente cumpridas, mas que a longo prazo não contribuem com a visão da organização.


Desse modo, o ideal é que todo negócio tenha um planejamento estratégico, de modo que ele ter uma visão a longo prazo, ou seja, que cada passo de hoje tenha o foco em atingir um objetivo no futuro.


A partir de agora, você verá a importância de elaborar um planejamento estratégico para o seu empreendimento, vendo os benefícios que ele poderá trazer.

Importância do planejamento estratégico para seu negócio: Benefícios de pensar a longo prazo



Como foi visto, o planejamento estratégico funciona como um guia ou um ponto de partida para que seja possível uma empresa realizar ações específicas visando alcançar determinados objetivos no futuro.


A maioria das empresas que trabalha focada no curto prazo tem grandes gastos extras e desnecessários não só de tempo, mas também de recursos (ou capital) para conseguir atingir os mesmos objetivos que outra que planeja a longo prazo.


Sendo assim, é muito mais fácil que você mantenha o foco e alcance seus objetivos a longo prazo, com a sua empresa, se elaborar um planejamento estratégico.


Ele pode ser benéfico, inclusive, quando é necessário adaptar-se às mudanças ou contratempos pelo caminho.


Assim, depois de tudo o que foi visto, resolvi trazer uma lista organizada com os principais benefícios de fazer um planejamento estratégico (pensar a longo prazo ou visar o ponto futuro).


São eles:


· Melhoria na tomada de decisões, levando-se em consideração que se sabe o que é preciso fazer para chegar onde se deseja


· Possibilidade de ser mais proativa frente a situações desfavoráveis, sendo possível, inclusive, antecipar-se a elas


· Aumento da eficiência operacional dentro da empresa, levando-se em conta que cada um sabe o que precisa fazer e o que deve seguir


· Aumento da possibilidade da longevidade de uma organização, evitando ações que não conduzem a empresas aos seus objetivos a longo prazo


· Permite que todas as ações tomadas sejam pensando no futuro, evitando o gasto de energia, tempo e recursos desnecessariamente


· Aumento do foco no seu objetivo principal, evitando desviar as ações e tomando direções não indicadas sem um planejamento a longo prazo

Conclusão


Como você viu, nem toda empresa, na atualidade, está focada em pensar a longo prazo, agindo apenas sob ações de curto prazo, sem visar o futuro.


Essas empresas tendem, em sua maioria, fazer diversas ações que não conduziram a sua visão.


Entretanto, ao optar por um planejamento estratégico de longo prazo, você traça um plano que deve ser seguido para atingir determinados objetivos no futuro.


Por meio desse tipo de planejamento, é possível para você saber onde estará daqui há 5, 10 ou 15 anos, garantindo o sucesso da sua empresa.


Gostou do artigo de hoje sobre a importância do planejamento estratégico para seu negócio?


Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.


7 visualizações0 comentário
bottom of page